O motor é uma das partes que exige os cuidados mais especiais de manutenção de um veículo. E o que nunca pode faltar no checklist de uma boa manutenção são os filtros ligados ao funcionamento do motor, como o de combustível, óleo e ar.
Mas você conhece a função dessas peças? Acompanhe abaixo.
Filtro de Óleo
O motor é composto por inúmeras peças móveis e, com a vibração inerente ao funcionamento, essas peças estão em fricção constante umas com as outras, gerando atrito e calor. Este calor chega a temperaturas elevadas a ponto de fundi-las.
O recurso utilizado para reduzir esse atrito é fazer fluir uma película de óleo lubrificante entre estas peças. A função do sistema de lubrificação é justamente conduzir o óleo a todas as partes móveis do motor.
O processo de filtragem do óleo é integral, ou seja, todo o óleo é forçado a passar pelo filtro para reter todas as partículas de sujeira em suspensão no líquido.
Filtros de ar
O filtro de ar é responsável por diminuir a absorção de impurezas como poeira, fuligem e areia. Ele impede a entrada de contaminantes no motor, garantindo que somente ar livre chegue à câmara de combustão isento de partículas nocivas.
Um filtro de ar de baixa qualidade impacta diretamente no desempenho do motor e no consumo de combustível.
Filtro de combustível
O filtro de combustível é um componente fundamental no sistema de motor de um veículo. Alguns projetos contemplam filtros em série como o separador de água que tem a importante função de separar o maior contaminante encontrado no diesel: a água.
Água e impurezas desgastam prematuramente os componentes internos da bomba de alta pressão e de seus injetores.
Os filtros FPT retém 99,7% dos contaminantes enquanto os demais filtros encontrados no mercado deixam passar 16 vezes mais partículas. Por isso, é extremamente importante a utilização de filtros de alta qualidade.
(Fonte: Blog da FPT)