A chave do futuro é digital e oferece mais recursos do que os modelos atuais de chaves: impossível perder ou roubar e nunca é necessário procurá-la. Isso ocorre porque é armazenada de maneira segura e específica para cada usuário em um aplicativo de smartphone. “Nosso aplicativo Perfectly Keyless está tornando as chaves de veículos convencionais uma coisa do passado. A Bosch está levando a chave do carro para o mundo digital e disponibilizando-a em qualquer lugar, a qualquer momento”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão Bosch Automotive Electronics. Com Perfectly Keyless, o smartphone substitui a chave do veículo analógico. Este conceito pode oferecer aos proprietários de veículos particulares maior conveniência, porém muito mais em frotas de veículos com múltiplos motoristas. Os gerentes de frota e os provedores de logística simplesmente usam o aplicativo para dar aos motoristas acesso aos veículos. “A chave de veículo digital da Bosch dá impulso às frotas para uma maior conectividade”, diz Kröger. A empresa acredita que há um enorme mercado para a sua solução, que está fazendo sua estreia mundial no IAA Commercial Vehicles em Hannover: os clientes em potencial incluem cerca de 15.000 provedores de logística somente na Alemanha. A maioria deles gerencia pelo menos uma dúzia de veículos e motoristas.
Centenas de chaves penduradas em pranchas grandes – os provedores de logística ainda costumam usar esse método para organizar as chaves de seus veículos da frota. Uma chave perdida aciona uma operação de busca maciça. Mas cada minuto conta, especialmente com veículos comerciais. Afinal, se um caminhão não está em movimento, não está ganhando dinheiro.
No centro do novo sistema está um aplicativo que os gestores e motoristas de caminhão têm em seus telefones. Isso permite conceder acesso a veículos com apenas alguns cliques. No futuro, a solução da Bosch também permitirá que os provedores de logística integrem completamente o gerenciamento de chaves digitais em seus sistemas de despacho e agendamento. Assim que o despacho tiver atribuído motoristas e caminhões a uma rota, o sistema automaticamente gera chaves digitais para os veículos e os envia para os smartphones dos motoristas. Se a programação da rota mudar, o software ajusta as chaves de acordo. “Graças ao gerenciamento de chaves totalmente digital da Bosch, os provedores de logística desfrutam de segurança e flexibilidade em seu planejamento. Essa é a única maneira pela qual a logística do futuro será capaz de funcionar eficientemente”, diz Kröger.
O gerenciamento de chave digital da Bosch conecta caminhões e o aplicativo do smartphone pela nuvem. Gerentes de frota usam o aplicativo para atribuir um caminhão a um motorista para uma rota específica. O Perfectly Keyless gera uma chave digital pessoal e segura e a envia via nuvem para o caminhão e para o smartphone do motorista. Conforme o motorista se aproxima do caminhão designado, os sensores instalados no caminhão detectam o smartphone por meio de uma conexão sem fio. As portas do veículo serão abertas apenas se a chave do telefone liberar a trava digital no veículo. Esses sensores também podem dizer quando o motorista está no banco do motorista e o motor liga assim que o motorista pressiona o botão Start-Stop. Quando o motorista sai do carro no final da jornada, o sistema detecta isso e bloqueia automaticamente as portas.
Mas o que acontece quando a bateria do smartphone acaba ou o motorista perde o celular? No futuro, a chave do veículo no smartphone funcionará mesmo que a bateria do telefone esteja esgotada. Nesse caso, o telefone e o caminhão se comunicarão usando comunicação de campo próximo (NFC), um protocolo sem fio para compartilhamento de dados em distâncias curtas. Se o smartphone for perdido ou roubado, e o aplicativo com ele, a chave digital pode ser simplesmente desativada on-line, bloqueando o acesso ao veículo. Ele não pode ser aberto e iniciado até que o gerente de frota use o aplicativo para fornecer outro motorista ou um novo telefone com acesso ao caminhão.
(Fonte: Bosch Global)