A Bosch juntamente com o fabricante de veículos comerciais premium Qingling Motors, estabeleceu uma joint venture na China, chamada Bosch Hydrogen Powertrain Systems (Chongqing) Co. Ltd. A nova empresa desenvolverá, montará e comercializará sistemas de células de combustível para o mercado chinês. O objetivo é reunir a tecnologia e experiência de mercado de ambos os parceiros e contribuir para o desenvolvimento do mercado chinês de células de combustível e a transformação da indústria automotiva local. A joint venture visa fornecer todos os Fabricantes de veículos chineses com sistemas de células de combustível. Os componentes necessários para isso, como pilha de células de combustível, compressor de ar com eletrônica de potência e unidade de controle com sensores, vêm da Bosch, principalmente da fábrica de Wuxi. A produção em pequena escala começará ali este ano. Também em 2021, uma frota de teste de 70 caminhões Qingling equipados com o Módulo de Energia de Célula de Combustível da Bosch pegará a estrada. O lançamento no mercado do sistema de célula de combustível está previsto para 2022/2023.
“A China é o mercado de crescimento mais importante para eletromobilidade”, diz Stefan Hartung (chairman da Bosch). “Especialmente para veículos grandes e pesados que viajam longas distâncias, a célula de combustível oferece vantagens claras sobre o trem de força elétrico a bateria.”
A Bosch acredita no futuro do hidrogênio e está continuamente investindo nesta área. No ano passado, foi construído o centro de células de combustível em Wuxi. E também em suas instalações alemãs em Bamberg, Feuerbach e Homburg, a Bosch juntamente com o especialista sueco Powercell, está desenvolvendo uma pilha de células de combustível para estar pronta para o mercado, a fim de iniciar a produção em larga escala por conta própria a partir de 2022.
(Fonte: Bosch)