A fase P-7 (equivalente à norma europeia Euro 5) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que começou a ser adotada pelo Brasil em 2012, implica uma série de adaptações na cadeia produtiva do setor automobilístico, a fim de controlar a emissão de poluentes por veículos a diesel.

Nas novas regras, ainda que o combustível tenha menor teor de enxofre, a tecnologia empregada deve diminuir a emissão de outras substâncias epartículas poluentes. Há duas opções: a Selective Catalytic Reductionn (SCR) e a Exhaust Gas Recirculation (EGR), ambas capazes de reduzir as emissões e ao mesmo tempo aumentar a eficiência energética dos veículos.


Segundo o professor de Engenharia Mecânica da Unicamp, Antonio Celso, a escolha da tecnologia pelo fabricante depende de como o automóvel será usado, em tipo de estrada, qual distância média percorrerá e a relação peso-potência.


Para os caminhões de carga, que geralmente percorrem longas extensões, o sistema mais indicado é o SCR, que trata os gases já no cano de descarga. Além disso, é utilizado um produto químico composto de ureia, o Arla 32, que neutraliza o gás da combustão, convertendo-o em nitrogênio e água, reduzindo a liberação de partículas e óxidos de nitrogênio. A redução na emissão de fumaça e material particulado é de 80% em relação ao atual modelo. “É o sistema com melhor eficiência energética, e pode ser usado por motores de todos os tamanhos”, complementa Celso. Entre as empresas que adotaram o SCR estão Volvo, Iveco e Mercedes-Benz.

Já o sistema EGR possui controle eletrônico e processo de resfriamento dos gases recirculados – que, quando misturados ao ar fresco, diminuem a temperatura da câmara de combustão. Isso reduz a formação de óxido de nitrogênio. Contudo, o EGR aumenta o consumo de combustível, já que, quando a temperatura baixa, a eficiência da queima também
cai, o que resulta em maior emissão de fumaça. Por isso, os motores com esse dispositivo exigem um filtro de material particulado, sendo que seu uso deverá ser restrito a veículos de menor porte e que costumam circular em regiões com diesel de melhor qualidade.

(Fonte: Bosch Brasil)

Fale Conosco


Endereço

Rua Soldado Antônio Romano de Oliveira, 195 Parque Novo Mundo • São Paulo • SP
(Km 3,5 da marginal da Via Dutra • Sentido Rio de Janeiro)

Telefone

(11) 2954-4888
(11) 2954-3738
(11) 97205-1760

Email

contato@leonmotores.com.br

Trabalhe conosco

leon@leonmotores.com.br