Nos motores mais modernos, as sondas lambda localizam-se no sistema de escapamento, antes e depois do catalisador. Um lado do eletrodo está em contato com os gases de escape, e o outro em contato com o ar externo, que serve como referência para a medição do oxigênio residual.
Por meio do sinal da sonda lambda, a unidade de comando (módulo) reconhece a composição da mistura ar-combustível. Na injeção, a sonda lambda controla a quantidade injetada para garantir uma composição otimizada da mistura ( λ = 1). Para isso, é necessário considerar a carga do motor.
Em misturas muito ricas ( λ < 1), deve-se reduzir a quantidade de combustível e, no caso de misturas muito pobres ( λ > 1), deve-se aumentar a quantidade de combustível. Uma eventual segunda sonda lambda (sonda de diagnose depois do catalisador) verifica se a sonda de controle (sonda antes do catalisador) está funcionando perfeitamente. A unidade de comando pode calcular a quantidade de compensação necessária para corrigir qualquer desvio.
Conte com a Leon Motores e Peças para o correto diagnóstico e substituição de seu veículo eletrônico a diesel.
(Fonte: Bosch Brasil)