06/04/2020

O Biodiesel

O óleo diesel automotivo atualmente consiste em uma mistura de óleo mineral e de biodiesel. O teor de biodiesel é definido pelo CNPE - Conselho Nacional de Política Energética. Atualmente o teor de biodiesel é de 8%, porém o governo programa o aumento para 10% em março deste ano.

O manuseio do biodiesel e de suas misturas exige cuidados ainda mais rigorosos do que os dispensados ao diesel mineral, uma vez que o biodiesel apresenta maiores higroscopicidade (propensão a absorver água) e biodegradabilidade (degradação por ação de microorganismos), bem como menor estabilidade à oxidação. Portanto, é importante que se preste atenção redobrada aos cuidados com a transferência e armazenagem do combustível citadas anteriormente, especialmente no que se refere à limpeza e drenagem de água dos tanques.

O Brasil deverá cumprir a meta que prometeu na Conferência Mundial do Clima de Paris (COP-21), de elevar para 18% a participação dos biocombustíveis em sua matriz energética até 2030. Para atingir esse marco uma das ações é o aumento do teor de biodiesel, ou seja, a porcentagem só tende a aumentar com o tempo e, consequentemente, maior deverá ser o rigor no manuseio do combustível.

(Fonte do texto: Petrobras / Fonte da imagem: Brasil.gov.br)
Autorizada
 
Fale Conosco
Telefone (11) 2954-4888
(11) 2954-3738
(11) 97205-1760
Leon Moteres